> > >

segunda-feira, 1 de julho de 2013

ANTES DA 2.ª VINDA DE CRISTO ONDE FICAM AS ALMAS DOS MORTOS?


Joenildo Santos: - Será que os mortos em Cristo já estão no céu? O rei Davi, o amado de Deus, ainda não subiu aos céus. Atos 2:34 - "Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita...", Jesus Cristo foi o único que ascendeu aos céus por meio da ressurreição. João 3:13 - "Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu".




O texto que merece análise é o de que Davi não havia subido ao céu. 

Mas como? 

Porventura, Abraão e todos os patriarcas, os profetas e  reis, enfim, todos os justos, não se beneficiaram com a Redenção de Cristo? Quanto à outra passagem que declara que ninguém subiu ao céu deve-se entender que se referia à situação antes da morte e ressurreição de Cristo, pois ninguém poderá ver o Senhor com a mancha do pecado  (Lc 16,9), e, todos, inclusive os bebês. eram herdeiros dessa "culpa" que só se apaga com o batismo.

É desta mesma ressurreição que fala São Pedro em seu discurso no dia de pentecostes. Ele mencionou a tumba de Davi para provar que a profecia "Ele não foi abandonado na região dos mortos, e sua carne não conheceu a corrupção" (At 2,31) não se referia a Davi, mas a Cristo, pois somente Cristo, havia ressurgido e subido aos céus com seu corpo glorioso, fato do qual os apóstolos se declaravam testemunhas. 

Davi permanecia - não ele, mas apenas seu corpo -, por sua vez, bem quietinho no sepulcro, donde não saiu, nem, tão-pouco, "... subiu aos céus" (Jo 3,13)

Fica claro também que sua alma, juntamente com as demais, que repousavam no "seio de Abraão" (Lc 16,22), logo, porém, após o resgate pago com o sangue de Jesus, puderam entrar no gozo da visão beatífica de Deus, e, não somente eles: também subiram as almas que estavam detidas no cárcere por conta de sua rebeldia desde os tempos de Noé:

" ... mas [Cristo] foi vivificado quanto ao espírito. É neste mesmo espírito que ele foi pregar aos espíritos que ERAM DETIDOS NO CÁRCERE, àqueles que outrora, nos dias de Noé, TINHAM SIDO REBELDES..." (I Pe 3,18-19) ."
 

PARA QUEM QUISER DOMINAR BEM O ASSUNTO RECOMENDO LER:      "OS 'OUTROS' NO DISCURSO DE PEDRO


POSTAGEM SEGUINTE - O evento considerado como pedra fundamental do protestantismo foi a fixação no pórtico da Igreja do Castelo de Wittenberg das 95 teses criticando a ortodoxia católica. Esse ato de rebeldia, segundo a Tia Teteca,...



.POSTAGEM ANTERIOR - OS SANTOS - que estão entre nós como "uma nuvem de de testemunhas" (Tm 12,1), não estão, de forma alguma, inconscientes como ensinam os protestantes. Eles torcem por nós e nos ajudam segundo a conclusão da parábola de Cristo sobre o Administrador Infiel...



Nenhum comentário: