> > >

segunda-feira, 22 de julho de 2013

SETE COISAS QUE CATÓLICOS NÃO PODEM FAZER

IDENTIDADE ENTRE A IGREJA CATÓLICA E A IGREJA PRIMITIVA

1- Mostrar Biblicamente que a Igreja Católica Apostólica Romana é a Igreja de Cristo, sendo por isso infalível.

RESPOSTA: - Nisto você tem razão! Assim como os evangélicos, também nós podemos nos valer da Bíblia para estabelecer a identidade entre a atual Igreja Católica e a Igreja primitiva, porque isto somente se faz mediante:

a) -  a história; 

b) - os sinais dos céus que acontecem somente nela com exclusão de todos os demais credos.

CURIOSIDADE: - Eis um "milagre" católico narrado por Lutero e divulgado em vários sites protestantes MENTIROSOS:   
       




LICEIDADE E UTILIDADE DAS IMAGENS E A INTERCESSÃO DOS SANTOS

2 - Provar que: Imagens são validas e que Santos e Maria, são intercessores, quando o  Cristo é o único intercessor;


RESPOSTA: - Deus, no Antigo Testamento - como mostrarei a seguir -, considerava as imagens necessárias e úteis, porém os evangélicos as proíbem. Até o século VIII, sem qualquer questionamento, eram usadas pela Igreja. Entretanto, nesta altura, o rei Leão III por influência de muçulmanos e judeus, as proibiu considerando-as, sem qualquer distinção, como se fossem ídolos. Tal não veio de Deus e sim dos homens por inspiração satânica.

Deus abomina os ídolos mas não toda e qualquer imagem
A serpente de bronze
a) - Contrariamente: 

1 - ele não mandaria fazê-las (Ex 25,18; Nm 21,8); 

2 - não daria suas ordens falando a Israel do meio delas (Ex 25,22); 

3 - não se utilizaria de imagem para operar milagres: (nem 21,9; Ex 25,22); 

4 - não as aprovaria nem as abençoaria quando aprovou e abençoou o templo de Salomão que estava repleto delas: (Nm 21,9; Ex 25,22; 1 Rs 8, 10-11); 

5 - teria repelido a adoração de seus servos prostrados ante a Arca da Aliança e das imagens de dois santos (querubins) que estavam sobre ela:  (Js 7,6). 


Intercessão dos Santos

b) - A intercessão dos santos (inclusive de Maria) foi: 

1. - DETERMINADA por Cristo: "... orai pelos que vos [maltratam e] perseguem" (São Mateus 5,44); 

2. -  SOLICITADA pelos apóstolos: "ora pelos colossenses" (Col. 1, 3)

- Peraí!!!! - interferirá um irmãozinho rebelado - esta intercessão é lícita, pois se dá apenas entre o vivos!

Respondo. É lícita também quanto aos santos que já estão na posse dos tabernáculos eternos (Lc 16,9),

Pode-se ver isto claramente, por exemplo, no texto de Macabeus (II Mac 15, 7-17). Vemos nele que Jeremias, o profeta falecido no século VI a.C., aparece a judas Macabeu no século II a.C., juntamente com o Sumo Sacerdote Onias (também já falecido), como “o amigo de seus irmãos, aquele que muito ora pelo povo, pela cidade santa, Jeremias, o profeta de Deus” .
Diz a “Bíblia de Jerusalém” em nota de rodapé a 2Mc 15, 14: “Esse papel conferido a Jeremias e a Onias é a primeira atestação da crença numa oração dos justos falecidos em favor dos vivos”.

No Novo Testamento esta consciência da intercessão dos santos é fortalecida. Na epístola aos Hebreus, o autor recorda os justos do Antigo Testamento, e mostra a sua solidariedade com os ainda vivos na terra. Ele imagina esses justos colocados num estádio como que a torcer pelos irmãos ainda existentes neste mundo; constituem uma densa nuvem de torcedores interessados. São testemunhas que nos acompanham nesta luta de hoje:

“Portanto também nós, com tal nuvem de testemunhas ao nosso redor, rejeitando todo fardo e o pecado que nos envolve, corramos com perseverança para o certame que nos é proposto” (Hb 12,1).


TRADIÇÃO, MAGISTÉRIO E CATECISMO

3 -  Provar que a Tradição  Católica, Magistério e o Catecismo, são verdades, além da Bíblia,  e que os mesmos não são contraditórios com a Bíblia, e as coisas que Cristo ensinou;




RESPOSTA: - a) - As Américas, o Brasil, as línguas portuguesa, espanhola, italiana, francesa etc., existem além da Bíblia e não a contradizem; 

b) - a tradição é bíblica:  "Nós vos ordenamos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos afasteis de todo irmãos que leve vida desordenada e CONTRÁRIA À TRADIÇÃO que de nós receberam" (2Ts 3,6); 

c) - O magistério também é igualmente bíblico, pois quem ensina é mestre: "... Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo" (Mt 28, 17-20). 

Catecismo da Igreja Católica

O catecismo nada mais é que esse ensino da Santa Igreja no qual se encontra resumida toda a doutrina que Cristo ordenou que ensinasse. Foi a Igreja encarregada de ensinar a todas as nações e foi dito: "... quem não crer será condenado" (Mc 16,16). Ora, se é assim tão grave descrer dos ensinos da Igreja, segue-se que ela não pode ensinar nada que contrarie a Bíblia.

A BÍBLIA É PROPRIEDADE DA IGREJA?

4 - Provar que a Bíblia é de propriedade da Igreja Católica Apostólica Romana, e que só a mesma pode interpretar suas verdades.

A LETRA MATA
RESPOSTA: - a) - Não é preciso provar. A Bíblia é de Deus e a Igreja Católica também; as heresias são do diabo e contra Deus. Portanto a Bíblia não pode ser propriedade nem dos hereges, nem do diabo; 

b) - A Igreja Católica é a única que, desde os apóstolos, dispõe de Ministros da Nova Aliança capacitados pelo Espírito Santo. Portanto, somente estes podem interpretar corretamente a Bíblia segundo está escrito: "Ele é que nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica." (II Cor 3,6).

ESTAS SETE QUESTÃO FORAM PRONTAMENTE RESPONDIDAS. PORÉM AS QUATRO COISAS QUE EU PROPUS, OS "CRENTES" AINDA NÃO PUDERAM RESPONDER. CONFIRAM:


OBEDIÊNCIA À IGREJA

5 - Que devemos obedecer ao chefes da Igreja Católica Apostólica Romana, por que Cristo a partir de Pedro, deu autoridade para suas doutrinas, e que por isso são doutrinas infalíveis.

RESPOSTA: - A obediência é recomendada pelas Escrituras que nos falam: "... se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano" (Mt 18,17). Mas como ouvir (obedecer) a Igreja? obedecendo a qualquer um? Claro que não! O lobo sempre vem disfarçado em pele de ovelha! 

JOGO DOS SETE ERROS
CADÊ O SÉTIMO ERRO?
Obedece-se a Igreja obedecendo aos que foram legitimamente escolhidos para apascentar o rebanho de Cristo; que as doutrinas ensinadas pela Igreja sejam infalíveis se deduz a partir das palavras de Cristo: "Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu." (Mt 18,18); Sabendo-se, de antemão, que Deus não pode confirmar o erro e, ao mesmo tempo, tendo Cristo garantido que, sem qualquer restrição tudo o que ela viesse ligar ou desligar seria aprovado, segue-se que ela não pode ensinar o erro.

MILAGRES ATRIBUÍDOS AOS SANTOS

6 - Que a Igreja Católica Apostólicsa Romana tem poder para comprovar milagres atribuídos a Santos, Maria e poder para proclamar quem será considerado Santo

RESPOSTA: - Leia a resposta da 5.ª questão.

O QUE É PECADO E DIFERENÇA ENTRE PECADOS GRAVES E LEVES

7 - Poder para  autorizar  o que é pecado, e o que n é pecado  e sussessivamente quais pecados são mais graves e menos graves.

RESPOSTA: - Ficaria melhor se em vez de "autorizar" escrevesse "definir". Definir o que é e o que não é, faz parte das atribuições de mestre conforme resposta "c" da questão 3.


POSTAGEM SEGUINTE - EVANGÉLICO: - Se a Igreja Católica interpreta a Bíblia de forma coerente entãö miostre algum versículo ou passagem dIizendo; 1. ONDE A BÍBLIA DIZ QUE MARIA INTERCEDE? 2. ONDE A DIZ BÍBLIA  DIZ QUE SANTO INTRCEDE? RESPOSTA - As duas questões...


POSTAGEM ANTERIOR - os seguintes característicos, que estigmatizam os hereges e suas obras: - Vestem-se sempre da capa da virtude e santidade para enganar os incautos. São Bernardo caracteriza os maniqueus do seu tempo com as seguintes palavras: "Tem costumes ilibados: não oprimem...


Nenhum comentário: